terça-feira, 23 de agosto de 2011

Dedos nervosos

            As redes sociais da internet criaram uma nova subcategoria de gente. Os dedos nervosos. Acho que todo mundo deve ter um, ou mais de dois, na lista de amigos. E é muito fácil percebê-los. Às 8h já deram "Bom dia aos facebookers!!!", e por volta de 1h, 2h, na madruga mesmo, avisam: "Boa noite planeta. Desconectando em...3, 2, 1...." Vai dizer que nunca viu essas saudações? Se não viu, parabéns! Você foi premiado com amigos de mente equilibrada. Eu, como sou praticamente uma gangorra, tenho alguns dedos bem nervosinhos.
           Olha só o Zé Qualquer (nome fictício, para evitar acusações de calúnia, injúria e difamação). O Zé abre os olhos e em vez de dar bom dia aos filhos e à mulher, liga o note e faz questão: "Bom dia mundo virtual, bom dia gente do Face, bom dia twitters, bom dia quem só fica me vendo escrever, bom dia pseudo amigos que não sei porque adicionei...". Daí continua: "Tomando café"; "Indo limpar o cocô do meu filho";  "Vendo meu bebê dormindo"; "Almoçando"; "Ai, peraí, humm, só um peidinho"; "Nossa que alívio!"; "Novela é chato"; "Gooooooool!, pênalti aos 45 do segundo tempo, são paulinos são gays, flamenguistas são os melhores de todo o universo, corinthianos falam 'Tá me tirano, meu?"; "O Criança Esperança é igual todos os anos"; "Vou comer minha mulher"; "Tchau planeta, até amanhã".
          Zé Qualquer até quis compartilhar um momento de mais pura beleza. "No carro, no engarrafamento. Ouvindo Beyoncé. Entrando em êxtase sexual". Juro, foi isso mesmo! Como assim, Zé, tá se masturbando no engarrafamento e tem que gritar pra todo mundo ouvir? Tá querendo uma mãozinha? Mas pela net é só virtual....
          Os dedos nervosos são assim mesmo. Parece que as cenas da vida real só existem se forem replicadas no universo cibernético. E é preciso reafirmá-las a todo momento. Aliás, as rede sociais criaram os dedos nervosos e, para eles, o melhor cenário de uma vida dupla, sem riscos, sem toque, sem olho no olho, sem cheiro ou fedor, asséptico, mas onde tudo é possível. No fantástico mundo do Zé, ele pode ser famoso, dizer o que quiser, fantasiar que todos estão ouvindo e acreditar que vão seguir seus ensinamentos. Sim, porque todo dedo nervoso é um sábio. Adoro as pílulas de sabedoria. Algumas até fazem pensar, outras parecem tiradas do 'Almanaque dos Clichês', se existisse um. "É melhor ter um inimigo declarado, do que um falso amigo". Ha ha ha.
         Diz aí, Zé. Dedos nervosos nunca trabalham? Dedos nervosos não têm amigos de carne e osso? Dedos nervosos narram o dia inteiro no Facebook porque se sentem sós? Ou se sentem sós porque só compartilham na vida virtual?
         Olha, Zé Qualquer, se você está cuidando do seu filho, comendo sua mulher ou dando um peidinho, é porque você tá vivo. Mas isso não quer dizer que todos precisem saber o que faz, o dia inteiro. Se a novela é chata e o Criança Esperança é sempre igual, muda de canal. Também não precisa narrar o futebol. Quem quer assistir, já tá vendo a narração pela TV. E, pelo amor de Nossa Senhora da Boa Conectividade! Guarda pra você seus momentos de alcova, de rei no trono de cerâmica e coisas que envolvam zoofilia ou qualquer escatologia.
        O bom é que nem tudo está perdido. Se os dedos são nervosos, sempre podem ser melhor explorados. Já que que o negócio é compartilhar, me conta de um filme novo, divide comigo teu gosto musical, revela um talento desconhecido, me mostra algo que produziu. Vamos nos reconectar.
                                   
        Compartilhar         Curtir           Comentar







Nenhum comentário:

Postar um comentário